domingo, 29 de janeiro de 2017

Com vocês, Enrique Buenaventura.

Enrique Buenaventura nasceu em Cali, Colômbia, em 19 de fevereiro de 1925. Desde tenra idade e até seus últimos anos, sentiu uma grande devoção à literatura, desenho, pintura, sendo empregado como um mineiro, marinheiro, pintor, jornalista, cozinheiro e mais. Sendo no Teatro que ele deixou uma grande herança cultural a nível regional, nacional e internacional.




Ele foi diretor durante vários anos da Escola de Teatro do Instituto Departamental de Belas Artes de Cali. Passa por diferentes países da América Latina (Venezuela, Brasil, Argentina e Chile) e retorna à sua cidade natal, onde começou a trabalhar para o teatro regional e nacional, mudando a mentalidade de teatro colombiano até então. Assim, depois de estudar artes plásticas em Cali e Bogotá, e filosofia na Universidade Nacional da Colômbia em 1955,  funda o Teatro Experimental de Cali, (sendo o seu diretor  até pouco antes de sua morte). Mais tarde, em 1975, funda em Cali também a Oficina de Teatro, e em 1980, a Escola de Teatro, onde atores, atrizes e diretores recebem treinamento e formação.

O "New Theater Colombiano",  significa o nascimento do primeiro movimento de teatro com o seu próprio nome, onde se apresenta, em conjunto, o grupo de indivíduos que a compõem. Este novo teatro é baseado em uma intenção totalmente social que inclui o contexto e o problema exercitando um teatro, na maioria dos casos, auto-didata. aderindo às correntes de teatro do mundo contemporâneo. 

Seus trabalhos são caracterizados pela crítica social (relacionada com a sua militância de esquerda) e empregando várias técnicas de teatro (influenciado por Bertolt Brecht) propõe, assim, alcançar um teatro de caráter popular. Tem sido amplamente encenado, estudado e traduzido em várias línguas.

Enrique Buenaventura morreu em 31 de dezembro de 2003 e seu corpo descansa debaixo de uma mangueira nas instalações do Teatro Experimental de Santiago de Cali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo contato!