quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Não falo daquelas aqui presentes...

O Teatro nos possibilita vivenciar emoções e sentimentos que seriam incapazes de serem sequer imaginados, caso não nos dispuséssemos a servir esta Arte que nasce do próprio homem, sua representação da vida e suas loucuras na representação dos sonhos. E do que nos vale vivenciar emoções de outrem, distantes de nosso mundo, perversos, com qualidades e defeitos que, muitos, não possuímos? Acredito que tenho uma das possíveis respostas: Ao nos aproximarmos do filho morto pela ditadura militar da Colômbia na cena de Henrique Buenaventura, em "La Autopsia", ou ao espiarmos pela fresta da porta, a menina enclausurada e isolada da sociedade desde o nascimento até seus dezoitos anos de idade, em "Escola de Mulheres", de Molière, ao entrarmos no quarto da Sônia do Nélson, é que nos tornamos mais complacentes com a vida humana e com o próximo humano, àquele que nos rodeia. Aqueles humanos que jamais conceberiam o Teatro como algo capaz de transpor a própria existência, se materializando na existência de alguém que nem sequer existiu.

Mas, por ser, criador e criatura, indissociáveis, a sua essência é a mesma, tornando-se em real o que se imaginou, pelo simples fato da imaginação não nascer do nada, mas das experiências vividas realmente pelo seu criador.


Dessa forma, entendemos as fraquezas humanas, solicitudes, devaneios, desvios, obsessões, egocentrismos, deformações, daqueles que as possuem ou as praticam e não nos sentimos no direito de julgá-las, pelo fato de entendermos, e aqui não está escrito aceitarmos, suas fraquezas ou virtudes.

Na peça "O Urso", de Tchekhov, Smirnov se exalta ao externar seus pensamentos sobre as mulheres de sua época e de todas as épocas: "Amei apaixonadamente de todas as maneiras. Gastei com este sentimento sublime metade da minha vida e das minhas posses, mas agora, agora muito obrigado, agora não dou mais uma moeda sequer. Pendurem-me num prego com as pernas para o alto se uma mulher for capaz de amar alguém além do seu próprio cachorro! Olhem para a alma delas, o que se vê? Um crocodilo dos mais ferozes! Não falo daquelas aqui presentes, mas de todas as mulheres."

É seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo contato!