terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sinopse da Peça



"O Urso" conta a história de Eliena Popova, que depois da morte do marido resolve se enclausurar entre quatro paredes como esposa fiel e não tirar o luto até o fim de seus dias. Depois de sete meses sem receber ninguém em sua casa, nunca abrindo a porta para conhecidos ou desconhecidos, vê-se em situação inusitada quando Grigori Stepánovicht Smirnov, um tenente reformado da artilharia e senhor de muitas terras, vem cobrar uma dívida que seu finado esposo deixou em haver. A partir daí uma sequencia de situações embaraçosas tem início, de um lado, a viúva, disposta a pagar a dívida mas sem condições naquele instante, insistindo que só teria o dinheiro depois de dois dias, quando seu administrador voltasse da cidade. De outro lado, o credor insatisfeito, não podendo esperar dois dias pois precisa pagar os juros do banco agrícola antes disso. Em meio a desacatos e explicações, o casal vai tecendo um retrato do pensamento da sociedade da Rússia do início do século XX, revelando muitas semelhanças com nossa própria sociedade atual. Uma comédia de costumes escrita em 1888, com um final surpreendente. Abaixo reproduzimos um excerto da peça, ilustrando parte da trama que será apresentada.


(...)
Eliena Popova: Se meu marido deixou uma dívida com o senhor é evidente que vou pagá-la. O senhor me desculpe,mas hoje não disponho desse dinheiro em casa. Depois de amanhã meu administrador voltará da cidade e então mandarei que lhe pague. Mas agora não posso atender a seu pedido. Além disso, hoje completam exatamente sete meses desde a morte de meu esposo e meu estado de ânimo e tal que realmente não estou disposta a tratar de assuntos financeiros.

Grigori Stepanovitch Smirnov: E meu estado de ânimo é tal que se amanhã eu não pagar os juros, então estarei frito. Vão hipotecar a minha propriedade!

Eliena Popova: Depois de amanhã o senhor receberá o seu dinheiro.

Grigori Stepanovitch Smirnov: Preciso do dinheiro hoje e não depois de amanhã.

Eliena Popova: Penso não ter sido clara em minhas palavras! Hoje não tenho condições de lhe pagar a dívida!

Grigori Stepanovitch Smirnov: E eu penso não ter sido suficiente claro em minhas palavras. Eu não posso esperar até depois de amanhã. (...)

Em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo contato!